Histórico do SERT-MG

Home / Histórico do SERT-MG

O SERTMG - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais iniciou seus primeiros passos em 11 de julho de 1983.

 

Na ocasião, um grupo de empresários, representando importantes empresas de Rádio e Televisão de Belo Horizonte, constituído por: Camilo Teixeira da Costa, Januário Laurindo Carneiro, João Alves Veras, Marco Aurélio Felicíssimo de Paula Xavier, Vitor Purri Neto, juntamente com Álvaro Augusto Teixeira da Costa, Camilo Teixeira da Costa Filho, Emanuel Soares Carneiro, Luiz Carlos Gomes, Marco Aurélio Jarjour Carneiro sentiu a necessidade de se unir, para melhor representar a categoria, protegê-la de ações que pudessem comprometer o seu desenvolvimento e evolução profissional e tecnológica, buscando, sobretudo, a representação legal da categoria e seu relacionamento com os seus colaboradores.

 

A Constituição da República Federativa do Brasil de 05/10/1988 estabelece e dispõe no Capitulo II – Dos Direitos Sociais, art. 8º e §§, as bases da associação sindical, organização sindical essa regulamentada na CLT, arts. 511 e seguintes.

Assim, a Assembléia Geral de Constituição do SERTMG foi realizada em 20/12/1988.

Por aclamação, foi indicado presidente o Dr. Victor Purri Neto, secretariado pelo Dr. Félix Fraiha, tendo, ainda, as presenças do Pe. Antonio Gonçalves e Ulisses Nascimento na composição da mesa.

Missão:

O SERTMG, sigla com a qual o Sindicato Patronal passa a ser divulgado, foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal dos seus associados, no sentido de solidariedade social e de sua subordinação aos interesses nacionais.

Prerrogativas:

Representar os associados perante as autoridades administrativas e judiciais, quanto aos interesses individuais dos associados, com relação à categoria econômica.

A colaboração com o Estado, como órgão técnico e consultivo no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a categoria.

Diretoria Inicial:

Presidente – Cel. Anacir Marques Ferreira Abreu, Secretário – Pe. Antonio Gonçalves e,

Tesoureiro – Ulisses Nascimento.

Conselho Fiscal:

Efetivos: Marco Aurélio Jarjour Carneiro, Mayrink Pinto Aguiar e Dr. Victor Purri Neto.

Suplentes: Antonio de Pádua Telles de Carvalho, Acílio Lara Resende e Emanuel Soares Carneiro.

 

O SERTMG está instalado em sede própria na Rua Domingos Vieira, 587 – 8º andar, Conjuntos 801/7, 809/11, do Condomínio do Edifício Gerson Dias, no bairro de Santa Efigênia – CEP 30.150-240, em Belo Horizonte.